Lightning Bolt: Pearl Jam em São Paulo
Publicada em 18, Nov, 2015 por Marcia Janini
Subindo ao palco montado no Estádio do Morumbi por volta das 20h45, a banda apresentou-se para público de aproximadamente 45 mil pessoas, na noite do último sábado 14 de novembro.
Iniciando a apresentação com a suave "Long Road", seguida pela densa e introspectiva "Of the Girl", a banda inicia sua brilhante apresentação.
Trazendo todo o vigor e atitude desafiadora do rock de tendência urban "Love Boat Captain" traz na cadência hardcore elementos heavy na linha melódica apresentada pelas guitarras distorcidas. Baixo em dub traz o perfeito contraponto à bateria cadenciada. O refrão em anacruze surge como diferencial à canção linear... Perfeito!
Para o grande sucesso "Do the Evolution" impecável e inspirada interpretação do vocal bem empostado de Eddie Vedder, trazendo ainda maior peso dinâmico à melodia de arranjos simples.
A introdução do baixo em dub aliado às guitarras rascantes de "Hail Hail" traduzem à melodia aura de delicioso swing blueseiro, aliadas à urgência do refrão.
Com suave acento country na sonoridade ralentada das guitarras e vocal de fraseado cadenciado e nada óbvio "Why Go" apresenta mais um inovador momento do show.
Após a intensa "Getaway" a reflexiva "Mind Your Manners" traz no instrumental seus acordes preciosos em interessantes cromatismos de tessitura etérea denotando certa influência dark.
Um dos grandes sucessos da banda, o hit "Deep" seguido por "Corduroy" também marcam momentos especiais do show, trazendo a interessante fusão de estilos que o movimento grunge reinventou nos anos 90. Fantástico!
Após pequena pausa, Eddie brilha com seu vocal único em performance solo, acompanhado apenas por violão para a execução da delicada "Lightning Bolt".
Mais um grande sucesso "Even Flow" levanta os cerca de 45 mil fãs presentes ao evento, cantando em uníssono! Lindo de se ver e ouvir! Carismático o guitarrista aproxima-se do alambrado e do público, num gesto de carinho para seus fãs, que puderam apreciar bem de pertinho verdadeira aula instrumental.
Trazendo um pouco de romantismo à vigorosa apresentação a bela balada "Come Back" traduz em sua simples estrutura em rondó e andamento suavizado um dos mais introspectivos e esteticamente belos momentos do espetáculo.
Além de trazer canções de seu mais recente álbum "Lightning Bolt", a banda executou também os grandes sucessos de sua carreira, canções que a consagrou como uma das maiores bandas do segmento pelo mundo.
Após o grande sucesso "Jeremy" mais uma canção de cunho introspectivo surge na interpretação de "Better Man".
Quando o show estava em sua metade, forte temporal caiu sobre o estádio, não arrefecendo em nada os ânimos dos fãs, inflamados a cada canção apresentada.
Em aproximadamente três horas de espetáculo, canções como "Sirens", "Whipping", "I am Mine", "Comatose", "Black", "Alive", "Yellow Ledbetter" e os inspirados covers para "Imagine" (John Lennon), "Rockin' in the Free World" (Neil Young) e "All Along the Watchtower" (Bob Dylan) foram contempladas em mais um histórico show da banda.
|