RC50: Roberto Carlos em São Paulo
Publicada em 29, Nov, 2024 por Marcia Janini
Clique aqui e veja as fotos deste show.
Na noite da última quarta-feira, 27 de novembro, o Allianz Parque recebeu o show comemorativo de 50 anos de parceria de Roberto Carlos com a Rede Globo de televisão, para a gravação de mais um especial de fim de ano.
Após as execuções de "Emoções" e "Como Vai Você?" (Antônio Marcos), Roberto chama o primeiro convidado da noite, Gilberto Gil para as execuções de "Vamos Fugir" e "A Paz", em inspirado dueto, onde a suavidade da guitarra dedilhada de Gil dá o tom de tranquilidade, seguido pelos acordes da orquestra.
Visivelmente emocionado, Roberto realiza homenagem ao parceiro Erasmo Carlos na execução de "Amigo", onde foram exibidos no telão imagens dos muitos momentos vividos juntos, no decorrer da carreira.
"Detalhes" surge com arranjos suaves, em minimal na introdução do teclado, apoiando o vocal de Roberto, dialogando suavemente com a bateria em cadenciado bolero para um dos mais aguardados momentos do show.
Na sequência, "Além do Horizonte" surge trazendo sua melodia descontraída, com suaves influências na sonoridade latina do mambo, e o charme do fraseado vocal e da métrica diferenciada, ressaltada pelos breaks estratégicos determinados com propriedade pelos metais.
Subindo ao palco Zeca Pagodinho chega trazendo a descontração e vibração do mais brasileiro de todos os ritmos, com a execução dos sambas "Deixa a Vida Me Levar" e "Sonho Meu" (D. Ivone Lara) se fazendo acompanhar pelo cavaquinista Pretinho da Serrinha, trazendo o sincopado bem marcado do instrumento para o andamento dolente, levemente acelerado da melodia, em mais um dueto repleto de brasilidade. Momento delicioso do show!
Um dos pontos altos do show surge na execução de "Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo", grande clássico da carreira, sucesso da década de 1970, que traduz na melodia os traços imponentes da sonoridade da época, exaltados pelo brilhante trabalho da orquestra, onde os metais dialogam de maneira magistral com as cordas, permeados com graça pela bateria em delicados afretados. O solo dos teclados hammond na ponte entre estrofe e refrão surge como importante diferencial, em mais uma interpretação inspirada de Roberto. Amazing!
Após a execução de "Sentado à Beira do Caminho", em gravação exibida nos telões, trazendo toda a passionalidade do bolero em dueto entre Roberto Carlos e Andrea Bocelli, surge a belíssima representação do rock nacional nos talentos de João Barone, Paulo Ricardo e Roberto Frejat para a execução de "O Calhambeque", relembrando os bons tempos da jovem guarda, que apresenta ainda a descontraída "Candinha" na cadência gostosa do rockabilly (ou iê iê iê), em medley com "Lobo Mau", no momento mais roqueiro da apresentação, remontando graciosamente em reminiscências aos primórdios da carreira.
Em momento introspectivo na apresentação, onde a religiosidade tão marcante e importante na carreira de Roberto aflora com a execução da oração em cânticos para "Nossa Senhora", surge mais um aclamado instante do show.
Na sequência, a romântica "Bicho Solto", canção de safra recente da carreira, revela na riqueza da letra, que o cantor e compositor continua em excelente forma, precedendo a entrada de Chitãozinho & Xororó onde Roberto divide com a dupla os vocais de "Evidências", com a belíssima participação do coro uníssono do público. Great!
Atendendo a pedidos entusiasmados da plateia, a dupla traz ainda o sucesso "Sinônimos", uma brilhante canção rancheira, traduzindo o acento sulista nos acordes solapados do violão, emoldurando com firmeza e propriedade o vocal brilhante da dupla, em agudos e modulações preciosas de Xororó.
Subindo ao palco as atrizes globais Sophie Charlotte, Dira Paes e Leticia Colin, interpretando o sucesso "Olha", homenageiam Roberto, dividindo com o rei os vocais desta emblemática canção.
O espetáculo contou ainda com a participação especial da cantora Wanderléa e canções como "É Preciso Saber Viver" e "Esse Cara Sou Eu".
Roberto Carlos, o eterno rei da Jovem Guarda, há 50 anos enche de alegria os festejos de término de ano nos lares e corações brasileiros... E que venham os próximos 50, neste grande presente anual, para continuar trazendo tudo o que há de mais lindo na música para todos nós!
|