Em Versões Modernosas e Cheias de Charme, Nouvelle Vague embala noite em São Paulo
Publicada em 05, Nov, 2024 por Marcia Janini
Na noite da última quarta-feira, o coletivo francês Nouvelle Vague realizou show de sua turnê "Should I Stay or Should I Go? / 20th Anniversary" em única apresentação no Audio Club em São Paulo, trazendo grandes clássicos pop dos anos 80 em roupagens criativas e inusitadas.
Iniciando a noite, a banda sobe ao palco ao som da soft versão para "Love Will Tear Us Apart" (Joy Division), onde o vocal doce e levemente sensual da vocalista Elodie Frégé sobressai ao suave acompanhamento do instrumental.
Em mais um bom momento da apresentação, a interpretação visceral para a releitura de "People Are People" (Depeche Mode) no dueto vocal entre Elodie e Liset Alea surge permeado por deliciosa aura retrô, bem determinada pelo baixo em dub e bateria em cadenciado constante.
Mais uma releitura, "Only You" (Yazoo) desta vez suavemente dançante com a brilhante bateria de em conversões perfeitas, traduzindo a aura do country rock 70's, aliada ao potente baixo no contraponto, emoldura com graça o vocal descontraído e cheio de energia das vocalistas. O pandeiro dá um toque hippie chique à melodia. Amazing!
Densa, aludindo à profundas reminiscências, surge a releitura para mais um clássico dos anos 80, "Making Plans For Nigel" (XTC) em uma versão suavizada, na cadência dolente desenvolvida pela bateria com apoio do baixo acústico. Ampliando a dinâmica e valor estético, o violão de aço de Mark Daumail surge em brilhante solo na finalização. Elegante, o duo vocal apresenta um de seus mais belos momentos.
Em mais uma versão que traz em seu bojo o andamento pautado pela cadência malemolente da percussão para "This is Not a Love Song" (Public Image Ltd.) traduzindo delicioso acento caribenho, ascende para o r&b dos vocalizes numa perfeita fusão com as sonoridades urban. Criativo e diferenciado momento!
Com a predominância do baixo em doom no acompanhamento, para o vocal firme de Elodie e Liset surge a releitura para "Girls On Film"(Duran Duran), com o andamento charmosamente ralentado.
Trazendo a brasilidade do samba de bossa nova para "What I Like Most About You is Your Girlfriend" (The Specials) Elodie traz um delicioso swingado em seu fraseado vocal, apoiada pelo belíssimo trabalho instrumental onde a bateria traz toda a cadência malemolente, acompanhada pelo violão em dedilhados ágeis, de extrema precisão.
Mais uma inusitada releitura traz o acento sensual da rumba no instrumental repleto de breaks estratégicos que apoiam a força do refrão para "A Forest" (The Cure), trazendo uma roupagem totalmente criativa e inusitada para a densa melodia, um clássico da new wave 80's. Contundente e performática, Loset Alea empresta vigor e dinâmica ímpares ao seu enérgico vocal.
Em mais uma inusitada releitura "Marian" (The Sisters of Mercy) clássico do darkwave, surge na cadência dançante do samba de bossa nova, com elementos do jazz bem pontuados pelo teclado do band leader Marc Collin em acordes de notas suspensas, mantendo a suave aura soturna da versão original... Criativo e ousado!
Trazendo os acentos rascantes do violão de aço surge mais uma versão divertida, descontraída e suavemente dançante para "Teenage Kicks" (The Undertones) contando com o apoio do coro uníssono do público nos vocalizes do refrão, em um momento de total sinergia entre palco e platéia.
Trazendo o acento marcante do malandro pandeiro, executado de forma dolente, acompanhado levemente pelo violão e pelo sintetizador em sincopado surge a versão burlesca no moderno can-can para "Should I Stay ou Should I Go" (The Clash).
Para o clássico do synthpop "I Just Can Get Enough" (Depeche Mode) surge o samba de breque, numa deliciosa e dançante brincadeira, apoiada graciosamente pelo firme instrumental e pelos divertidos vocalizes nas conversões ao refrão. Encerra com um momento solo de percussão, remontando às escolas de samba, em um dos momentos mais ovacionados da divertida apresentação.
Além dessas canções, outros hits da década de 80 constaram do setlist, que privilegiou todos os estilos musicais, indo do dark ao punk, passando pelo synthpop e new wave com a mesma propriedade, onde os talentosos músicos demonstraram tida sua versatilidade e criatividade latente, ao criar versões tão únicas para as canções.
Assim, "She's in Parties" (Bauhaus), "Shout" (Tears for Fears) e "You Spin Me Round" (Dead or Alive) foram alguns sucessos rememorados pela banda.
O momento do bis reservou ainda outras surpresas, como "This Charming Man" (The Smiths) e "In a Manner of Speaking" (Tuxedomoon).
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