New wave nacioncal: RPM no Credicard Hall
Publicada em 23, May, 2011 por Marcia Janini
Clique aqui e veja as fotos deste show.
Na última sexta–feira, 20 de maio, a banda iniciou a turnê de divulgação de seu novo álbum, Elektra (ainda sem previsão de lançamento), apresentando também seus grandes sucessos.
Com início às 22h30, a banda causou furor do público ao apresentar-se novamente em sua formação original: Paulo Ricardo no vocal e baixo, Fernando Deluqui na guitarra, Luiz Schiavon nos teclados e Paulo Pagni (P.A.) na bateria.
Nota para o belo cenário, onde estruturas metálicas móveis com gôndolas e spots secundários em estruturas que remetiam a torres de edifícios urbanóides traduziram ao show o arrojamento da modernidade em seus recursos de cenotécnica sem perder o charme futurista típico dos anos 80.
“Muito Tudo” (2011) traz o charme da balada pop swingada, repleta de deliciosos arranjos, consistentes na medida certa, com cadência contagiante.
A inédita “Dois Olhos Verdes” (2011) apresenta grande charme na letra bem construída e na melodia suave, remetendo ao folk e surf rock. Recursos eletrônicos esparsos, brilhantemente conduzidos por Schiavon, determinam a tônica precisa de atualidade da canção.
Também constante do novo trabalho “Ela é Demais Pra Mim” (2011) apresenta o sampleado da moderna música eletrônica, com elementos de trance e minimal na fusão com o soul numa melodia atual e criativa. Cheia de bossa, a letra sensual é ressaltada pela inspirada interpretação do vocal de Paulo Ricardo.
Já no momento do bis, “Crepúsculo” (2011) apresenta melodia bem sampleada, eletrizante, com guitarras em dub. Contemporânea, traduz toda a energia da dance music, em pitadas de sonoridades extraídas de vertentes black como o R&B e o Charm.
Bons pontos de verticalização do show surgiram nas fidedignas execuções de “Vida Real” (2002), conhecida canção de abertura de famoso reality show televisivo, “Louras Geladas”, “Revoluções Por Minuto”, “Rádio Pirata” e “Olhar 43”, do primeiro álbum de estúdio da banda “Revoluções por Minuto” de 1985.
Digna de menção a execução de “London, London”, regravação do clássico de Caetano Veloso e “Flores Astrais” ambas rememorando o álbum “Rádio Pirata ao Vivo” de 1986, em mais interpretações precisas da bateria conduzida com maestria por P.A. e da enfurecida guitarra de Deluqui.
Sucesso de público, com lotação da casa esgotada, a banda trouxe ao público um show de grande qualidade artística e estética, demonstrando sua excelente forma... RPM está de volta, ainda melhor, mais arrojado e criativo!
|