Gipsy Kings em São Paulo
Publicada em 03, Oct, 2022 por Marcia Janini
Na noite do último dia 28 de setembro, o grupo cigano Gipsy Kings apresentou-se no Vibra São Paulo, com início às 21h30.
Após esfuziante abertura, a romântica toná "Un Amor" surge em adágio. O belíssimo cânone de vozes no refrão traduz charme extra a este clássico do grupo, permeado suavemente pelo belo trabalho da percussão.
A rumbeira "Galáxia", instrumental, surge repleta de energia, com intensas variações dinâmicas, em andante liggero. Nota para a brilhante condução da bateria, em intenso diálogo com as guitarras. Amazing!
Para a linda e dançante "La Dona", um delicioso convite à dança e descontração parte do palco, sendo prontamente atendido pelos presentes, em um dos maiores momentos de sinergia palco/ plateia...
Na sequência o grande sucesso "Baila Me", uma animada rumba gitana em allegro vivacíssimo, com acentos do pasodoble na composição. As guitarras em acordes solapados e ágeis se uniram aos tambores da percussão, que auxiliaram a bateria na manutenção da cadência. Os teclados permeiam com graça a melodia. Perfeito!
"Djobi Djoba", mais um hit da banda, surge em versão suavemente modernizada, onde se percebem pequenas alterações em relação aos arranjos originais. Mais um momento especial do show, repleto de energia e dinâmica vivacidade.
Outro especial momento da apresentação surge no solo de guitarra em performance individual de Tonino Baliardo, extraindo sons diferenciados de sua guitarra, trazendo a firmeza e poesia apaixonada dos cantes aflamengados, em um mix perfeito de estilos, ascendendo para andamento frenético na finalização. Great!
Romântica e delicada, a suave "Habla Me" traduz toda a passionalidade no cantar de seu intérprete, em modulações complexas e vocalizes intensos, cheios de lirismo, aliados ao instrumental ralentado, de andamento suavizado, onde aos acordes dedilhados das guitarras se une o teclado em doces acordes, acompanhado pela suavidade da percussão.
Na sequência, a belíssima "A Mi Manera" seguida pela dançante "Todos Todos", revelam mais alguns momentos importantes do espetáculo.
Para a clássica "Bem, Bem Maria" muita energia e vivacidade na interpretação vocal, aliada à potência da percussão. As guitarras ágeis, exploram cromatismos preciosos, em uma demonstração da grande técnica, talento e carisma do grupo. Grande momento do show!
Em uma homenagem aos fãs brasileiros, a rumba "Canto a Brazil" ganha os ares com sua letra descontraída, trazendo a bateria de escola de samba como música incidental, na perfeita fusão com os acentos latinos da rumba, permeadas com maestria pelas guitarras flamencas... Impactante!
Finalizando a apresentação, clássicos como "Bamboleo", "Vamos a Bailar" e "Volare" trazem mais momentos de descontração e dança entre os presentes.
|