Alô, Base! Lulu Santos em São Paulo
Publicada em 18, Sep, 2022 por Marcia Janini
Na noite da última sexta-feira, 16 de setembro, o Tokio Marine Hall recebeu mais um show de Lulu Santos em sua nova tour Alô, Base! Na decoração, adereços de palco e ciclorama, espirais e túneis do tempo traduzem o conceito de atemporalidade em um espetáculo que privilegiou os grandes clássicos da carreira.
Iniciando a apresentação por volta das 22h30 ao som de "Toda Forma de Amor", Lulu esbanja vitalidade e carisma, em uma das mais aclamadas e clássicas composições de sua carreira.
Na sequência, "Um Certo Alguém" surge trazendo a deliciosa aura retrô 80´s, por meio dos arranjos da melodia, onde observamos um pouco do que de melhor se produziu na década, em mais uma inspirada interpretação de Lulu Santos.
Para a linda e clássica "O Último Romântico", mais um instante especial da apresentação, seguida pela sensual irreverência de "Adivinha o Quê", que surge revisitada em um incrível groove na introdução, trazendo o baixo em dub no contraponto à bateria e os vocalizes de Lulu nas finalizações! A guitarra melódica explode em semicolcheias encadeadas, explorando cromatismos intensos! Momento quente da apresentação!
Mais uma canção irreverente, o sucesso "Sincero", traz na introdução o flerte com a black music, numa releitura urban e atual, onde os acentos pop da melodia se fundem de maneira harmoniosa. Os sintetizadores permeiam com graça a canção, great!
Na densa "Vale de Lágrimas", maior densidade com os novos arranjos pautados no r&b e no acid jazz, bem pontuados pela bateria alquebrada em diálogo intenso com o baixo e os teclados em minimal. Breaks estratégicos apoiam o refrão em meio à estrutura cíclica.
O moderno raggaeton dá o tom introdutório à ensolarada "Tudo Azul", em mais um clássico antenado aos novos tempos e estilos musicais, sem abrir mão da fusion com o nosso nordestino e brasileiro baião, que ascende para um coco de embolada convertendo-se em um solo de derbak, trazendo como música incidental "Assaltaram a Gramática" (Paralamas do Sucesso), tudo junto e misturado na genialidade de Lulu!!! Amazing!
Samplers futuristas dos sintetizadores evoluem para uma forte batida de charm/ funk, em um interessante groove, que moderniza o hit "Tempos Modernos", tornando a canção ainda mais arrojada e modernamente descontraída... Genial!
Mais suavizada, com os arranjos em minimal do teclado "Tudo com Você" é seguida pela dinâmica releitura para "Aquilo", determinada pela bateria cadenciada, em conversões precisas, aliada às afinadíssimas guitarras.
Trazendo mais um clássico em versão atualizada, "Satisfação" flerta com sonoridades urban na introdução, bem como a icônica "Condição", no ritmo gostoso da black music, apoiada pelo fraseado dos backing vocals, traduzindo o delicioso toque da cultura hip hop, em meio aos glissandos das guitarras em afinação alta. Perfeito!
No toque malemolente do samba repicado pela bateria, em fusão com o pop rock permeado pelos apitos que convidam o público a mais descontração, surge a deliciosa "Sábado à Noite", pedindo passagem charmosamente na apresentação, em mais um ponto alto do show.
Atualíssima, remetendo a era internáutica e da informação, "Hoje em Dia" traduz o gostoso acento latino da rumba, bem ritmada pelos metais. Bom momento do espetáculo!
Mais uma viagem futurista surge nos teclados em minimal introdutórios, desenhando cíclicas frases sonoras, para "Tudo Bem" que já na sequência, traz a otimista "A Cura" que preserva seus arranjos originais e atemporais!
A linda "Apenas Mais Uma de Amor", singela e simples, traduz uma declaração de amor a todos os fãs presentes, em um dos maiores momentos de sinergia palco/plateia...
Intensa, a roqueira "Um Pro Outro" traduz uma das fases de grande criatividade de Lulu, remontando ao rockabilly, em energia e vitalidade ímpares... Aos perfeitos riffs das guitarras, a sempre jovial interpretação de Lulu... Brilhante!
Além destas canções, outros grandes hits constaram do setlist da apresentação, como: "Aviso aos Navegantes", "Assim Caminha a Humanidade", "De Repente Califórnia", "Certas Coisas" e "Casa". Memorável!
|