Clube da Esquina: Milton Nascimento em São Paulo
Publicada em 01, May, 2019 por Marcia Janini
Clique aqui e veja as fotos deste show.
Subindo ao palco do Espaço das Américas em São Paulo por volta das 22h30 do sábado 27 de abril, Milton Nascimento inicia mais uma apresentação da tour Clube Da Esquina ao som da suave "Tudo o Que Podia Ser".
Após a execução de "Nada Será Como Antes", traduzindo ao jazz a bossa apoiada na cadência do afinado sax tenor comandado por Widor Santiago, deliciosos acentos rumbeiros surgem no privilegiado trabalho da percussão.
Mais um grande clássico "Clube da Esquina" surge com seu fraseado suave, acompanhado com graça pela brilhante percussão de Ronaldo Silva, em belo e introspectivo instante do show.
Delicada "Cais" traduz em sua melodia diáfana, permeada pelo dedilhado suave do violão de Beto Lopes, toda a poética expressa pela letra, reforçando aura de intimidade na ambientação.
"Nascente" após a linda introdução executada por Milton ao piano, evolui em crescendo, traduzindo esparsos elementos de latinidade no andamento proporcionado pelos metais.
Para a grandiosidade da letra de "Mistérios", a beleza da flauta transversal de Widor Santiago surge em acordes de suavidade ímpar, apoiando a força da letra nas conversões ao refrão em mais um lindo momento!
Para a deliciosa rumba de "Cravo e Canela" o impecável instrumental bem pontuado pelo contrabaixo acústico de Alexandre Ito traduz toda a vitalidade e o colorido latino, num momento ímpar de descontração na apresentação, seguida por "Casamiento de Negros" que traduziu toda a riqueza do folclore andino por meio da quena aliada à firme percussão do bombo e às interativas palmas do público... Great!
Com intensas variações dinâmicas "Um Girassol da Cor do Seu Cabelo" traduz no segundo movimento da melodia, em contraste marcante com a introdução e desenvolvimento da primeira parte, efusiva e ágil melodia permeada pelos arranjos intensos e bem temperados do piano de Kiko Continentino.
Dando sequência a intensa "Dos Cruces", traduzindo os dilemas e dores de amores na emblemática letra, expressa o passional e urgente apelo típico ao cancioneiro latino, apoiada pelos chorosos acordes da flauta ascendente incidindo suavemente sobre a firme condução da bateria de Lincoln Cheib, emprestando à melodia atmosfera de urgência. Amazing!
"Lennon e McCartney" apresenta o vigoroso dueto de Milton com o violonista Zé Ibarra, que empresta seu privilegiado vocal tenor de acento aveludado à "San Vicente", de andamento em rondó, remetendo às tradicionais cirandas. Belo momento do show!
De acento blueseiro na preciosa introdução da guitarra em acordes encadeados e afinação alta de Wilson Lopes para "Trem de Doido", ainda com o belíssimo
vocal de Ibarra, conta ainda com os arranjos potentes do sax tenor de Widor Santiago, emprestando maior vitalidade às conversões.
Após a execução de excerto de "Estrela", explorando tonalidades densas em medley surge a clássica "Clube da Esquina Nº2" seguida por "Nuvem Cigana", inspiradas releituras para as obras de Lô Borges, um dos compositores homenageados da noite.
Além dessas canções, constaram do setlist do espetáculo "Paisagem da Janela", "O Que Foi Feito Deverá", "Maria Maria", "O Trem Azul" e "Ponta de Areia" (já no momento do bis) em meio a outras canções de sucesso de Milton, encerrando a brilhante apresentação ao som da emblemática "Paula e Bebeto".
|