War of Kings: Europe em São Paulo
Publicada em 29, May, 2017 por Marcia Janini
Na noite do último domingo, 28 de maio, a banda sueca Europe realizou mais um show de sua turnê War of Kings no Citibank Hall, localizado na zona sul da capital paulista.
Iniciando a apresentação com a faixa título do novo álbum e da turnê "War of Kings" às 20h00, o Europe traz na melodia as sólidas bases do hard rock com suaves acentos soft, em uma canção suavizada, onde as guitarras surgem emolduradas com elegância pelo teclado de Mic Michaeli.
Com introdução potente, na cadência do bom e velho hard rock "Hole in My Pocket" traduz na ambientação em notas suspensas do teclado aura de mistério em meio aos riffs altos e ágeis da guitarra em semi-colcheias encadeadas e distorção em wah. Bateria constante determina o andamento, com baixo de John Levén em dub no contraponto. Perfeito!
Um dos grandes hits da banda "Rock the Night" surge em meio aos acordes rascantes da guitarra e à bateria cadenciada, em conversões clássicas. Grande momento da performance do vocalista e front man Joey Tempest.
"Scream of Anger", em frenética cadência traz em seu bojo elementos esparsos do punk rock nas conversões da bateria firme e ágil... Aos acordes das guitarras em distorção a estrutura cíclica da melodia traduz também longínquos acentos do country rock, em mais um importante momento do show.
Para a grandiosa introdução de "Last Look at Eden", traduzindo os acentos da música erudita em uma ambientação densa, observamos o bojo do que viria a ser o symphonic rock dos anos 90. Sua estrutura simples, de guitarras rascantes e bateria cadenciada, com a perfeita ambientação do teclado traduz também elementos de progressive rock. Breaks estratégicos apóiam a força do refrão, riffs da guitarra melódica em cromatismos nas conversões traduzem leveza e elegante suavidade à composição.
Após a execução da clássica balada "Carrie", surge a emblemática "A Second Day", explorando sonoridade diferenciada na introdução e na melodia suavemente dançante, pautada no pop, com elementos da soul music em sua estrutura melódica. Baixo em dub auxilia na criação da atmosfera desta melodia, apoiando os riffs da guitarra e os acordes do teclado, em alto e bom soul. Interessante momento, diferencial no espetáculo!
Para a explosiva "Firebox", com sua robótica introdução pautada na criatividade sonora de final dos anos 70, surge a melodia em bateria cadenciada de andamento constante. Acordes solapados da guitarra de John Norum surgem coloridos pela interessante linha rascante adotada pelo baixo. Em mais um grande momento de sua performance, Joey Tempest realiza firme interpretação do tema. O brilhante teclado introduz à melodia deliciosa aura retrô.
Em "Sign of the Times", a perfeita introdução do piano, adotando notas suspensas e acordes complexos em estrutura de rondó, traduz em seus cromatismos um dos momentos mais belos da apresentação. Intensa a guitarra surge urgente em glissandos e rascantes, seguida pela bateria constante. Great!
Mais uma composição criativa, brilhantemente conduzida em sua introdução pela guitarra solo em tonalidade grave, "Girl From Lebanon" traz os acentos do oriente médio em címbalos da percussão... Densos acordes do teclado sustentam a aura de profundidade dinâmica. Ascendendo para a deliciosa e viajante cadência pop explorada pelo andamento aliada ao rock de linhas hard, a canção apresenta grandes variações dinâmicas conduzidas pela guitarra de Norum com grande propriedade.
Mais um grande momento da noite surge na execução da divertida "Ready or Not", trazendo uma mostra do que de melhor a banda produziu nestes anos de carreira... Amazing!
Em inusitado e feliz momento do show surge o impressionante solo da bateria de Ian Haugland, interpretando o clássico tema de abertura de "William Tell" de Gioachino Rossini. Bravo!
Além destas canções, outros hits de sucesso, como "Nothin´ to Ya", "Superstitious", "Cherokee" e "Days of Rock N´ Roll" constaram do setlist que privilegiou todas as fases da carreira da banda.
O grande sucesso que os consagrou mundialmente "The Final Countdown" é executado no momento do bis, encerrando a noite.
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