Rock Sinfônico: Avantasia em São Paulo
Publicada em 27, Apr, 2016 por Marcia Janini
Clique aqui e veja as fotos deste show.
Na noite do último domingo 24 de abril, encerrando o feriado prolongado, o projeto Avantasia liderado por Tobias Sammet (Edguy) se apresentou no Espaço das Américas para mais um show da celebrada turnê "Ghostlights", para público de aproximadamente 5 mil pessoas.
O público que acorreu ao evento foi recebido com uma grata surpresa preparada pela banda: a gravação de um clipe musical na execução de "Draconian Love" que deverá constar do próximo DVD a ser lançado, com data prevista para o segundo semestre deste ano.
Após a grandiosa entrada dos integrantes da banda ao som incidental de "Also Sprach Zarathustra", a banda traz a expansiva "Mystery of a Blood Red Rose", atacando na sequência com os pesados acordes de "Ghostlights", que surge brilhante com o bem colocado vocal de Michael Kiske (ex-Helloween).
"Invoke the Machine" na cadência ascendente do heavy metal, traz o brilhantismo da guitarra melódica em dedilhados pronunciados de Oliver Hartmann (Heat) e a participação especial de Ronnie Atkins (Pretty Maids) no poderoso vocal... Intenso!
Para a canção fluida, de andamento cadenciado de "Unchain the Light" a dupla Kiske/ Atkins traduz grandes solfejos e vocalizes de extrema complexidade técnica, em inspirado dueto, fazendo deste um dos muitos momentos especiais da apresentação.
Digna de menção a execução da perfeita "The Watchmakers´", com o vocal ascendendo em agudos contundentes de Hartmann e a condução exímia da bateria, em sonoridade frenética, onde a agilidade da condução denotou grandes cromatismos e vertiginosas variações dinâmicas, em uma melodia
Jørn Lande traduz em seu timbre vocal único toda a ousadia e fluidez do heavy metal, numa performance cheia de atitude, para o vocal de "The Scarecrow", em tonalidades agudas, num perfeito entrosamento com a guitarra melódica, em dedilhados e riffs suaves, permeados pelo teclado de acordes doces nas conversões... Determinando a densidade, a guitarra ritmica apresenta acordes blueseiros, de compleição grave e distorções em wah... A condução perfeita da guitarra e baixo em dub no contraponto fazem desta uma das mais importantes canções apresentadas no show.
Com ares de grande hino "What´s Left of Me" surge quente, sensual, cheio de ousadia no dueto entre Eric Martin (Mr. Big) e a mezzo soprano Amanda Somerville (Kiske/ Somerville), numa melodia em tudo bem construída... Riffs da guitarra melódica explodem em acordes ágeis, onde as semicolcheias dão todo o colorido à melodia em junção à bateria cadenciada, e aos backing vocals inspirados, formados pelos demais integrantes da banda. Amazing!
Traduzindo influências nas sonoridades do dark wave, em andamento cadenciado e vocais guturais de Herbie Langhans (Seventh Avenue), "Draconian Love" surge em todo o seu esplendor, traduzindo a linguagem clássica para a progressão da densa e soturna mini suíte.... Genial!
Remontando à sonoridade céltica, o límpido e belo vocal de Amanda Somerville traduz à melodiosa e suave "Farewell" o brilhantismo expresso na melodia com grande propriedade.
Com suaves influências no psicodelismo 60´s "Stargazers" surge com o baixo em dub traduzindo delicioso groove às guitarras de afinação alta, realizando perfeito contraponto às dissonâncias propostas pelo andamento alquebrado da bateria nas conversões ao refrão, em fraseado melódico intrincado e pouco usual... Genial!
Intensa e densa, apresentando sonoridade com influências no medievo determinadas pela estrutura em rondó, a ciranda alucinante de "Shelter from the Rain" surge como bem diferencial à apresentação!
Além destas canções, outros grandes sucessos como "Promised Land", "Avantasia", "Twisted Mind", "Dying for an Angel" e "Lost in Space" constaram da bem sucedida apresentação.
|