Rattle That Lock: David Gilmour em São Paulo
Publicada em 15, Dec, 2015 por Marcia Janini
Na noite do último sábado 12 de dezembro, o lendário guitarrista (ex integrante do Pink Floyd) David Gilmour realiza show da turnê de seu mais recente trabalho, o álbum Rattle That Lock, lançado no primeiro semestre deste ano.
Com aparato cênico simples, telão/ciclorama circular surge no fundo de cena, transmitindo imagens esparsas e trechos de vídeo clipes das canções, além de imagens do show.
O esquema de iluminação bem realizado, com predominância de tonalidades violáceas como pano de fundo para os brancos spots principais, traduz mais um grande diferencial em um bom trabalho da cenotécnica.
A apresentação já principia descontraída, ao som da clássica vinheta introdutória "5 A.M." e da alegre "Rattle That Lock", faixa que intitula o álbum.
"Faces of Stone", densa e introspectiva, antecede mais um grande clássico da carreira de Gilmour junto ao Pink Floyd, a canção "Wish You Were Here", em um dos mais celebrados momentos do show.
Diáfana "A Boat Lies Waiting" é seguida por "The Blue" de introdução suave e repleta de cromatismos, com forte acento dramático, apresentando vertiginosas variações dinâmicas na cadência do progressive rock em uma linda e elaborada melodia.
Em importantes momentos do show "Money" e "Us and Them", dois dos maiores hits da carreira de Gilmour ainda no Pink Floyd, abrilhantam a noite.
Em "Us and Them" o curitibano João de Macedo Mello brilha já na introdução com belíssimo solo do sax tenor, que permeia com grande propriedade e elegância toda a melodia, realizando também grandiosa finalização. Emocionante!
A balada introspectiva "In Any Tongue", com acordes em suspensão do teclado na conversão ao refrão, determina mais um bom momento do show... Digna de menção a performance do vocal de Gilmour, inspirado, bem colocado, executado com uma simplicidade tocante, determinando todo um charme à melodia... Lindo!
Finalizando a primeira parte do espetáculo "High Hopes". Especial iluminação em tons de amarelo incide das laterais da caixa do palco, criando aura densa, sugerindo também a vida simples do campo, como demonstrado no vídeo clipe de fundo de cena... Momento impactante do show...
Em excelente forma, Gilmour realiza solos em riffs de acordes perfeitos, com grande perícia, demonstrando sua enorme técnica. Momento especial, marcando um dos principais instantes de comunicação do artista com seu público.
Retornando ao palco, Mr. Gilmour e banda executam mais três grandes clássicos do Pink Floyd em sequência: "Astronomy Domine", a peça "Shine On You Crazy Diamonds (Parts I-V)", com mais uma participação especial do brasileiro João Macedo e "Fat Old Sun".
Delicada "On an Island" traduz na temática e nos belíssimos arranjos da melodia introspecção e influência country na forma, antecedendo a blueseira "The Girl in the Yellow Dress", no andamento ralentado do ragtime... Great!
Atual e reflexiva, a faixa "Today" antecede a execução dos grandes sucessos do Pink Floyd que finalizaram o show, para delírio dos milhares de fãs de todas as idades que lotaram o Allianz Parque.
Constaram também do setlist da histórica apresentação os clássicos "Sorrow", "Run Like Hell" e para o momento do bis "Time", "Breathe (Reprise)" e "Comfortably Numb".
|