Biquini Cavadão no Tom Jazz
Publicada em 22, Mar, 2014 por Marcia Janini
Clique aqui e veja as fotos deste show.
Na noite da última sexta-feira a aclamada casa de espetáculos recebeu a banda que iniciou sua apresentação por volta das 22h45 da noite, com lotação da casa totalmente esgotada.
Iniciando o show com a execução do clássico "Tédio", seguida da inédita e descontraída "É Dia de Comemorar" e da divertidíssima "No Mundo da Lua".
Na sequência o cover de "Inútil" (sucesso do Ultraje a Rigor) em versão similar à original, com o reforço de matais determinado pela belíssima performance do sax tenor.
Em outro bom momento, surge a execução de "Astronauta de Mármore" (hit da banda gaúcha Nenhum de nós), em versão também fidedigna à original.
Continuando com a seleção retrospectiva do rock nacional, "Carta aos Missionários" de Uns e Outros, surge cheia de energia e vitalidade, contundente, num convite à participação do público... Que respondeu prontamente, em um dos momentos de maior comunicação palco/plateia.
Música de trabalho do novo CD "Roda Gigante", a canção "Amanhã (É Outro Dia)" surge com letra poderisa, crítica, reflexiva, na cadência do hard rock, com suaves pitadas de heavy metal. Nota para a belíssima condução da bateria, determinando o andamento constante da canção, aliada ao baixo bem pontuado em dub, em perfeito contraponto.
Outra canção do atual trabalho, "Entre Beijos e Mais Beijos", traduz variados recursos. Explorando a sonoridade do soft rock, com esparsos elementos extraídos da MPB, a canção também apresenta grandes diferenciais na letra bem elaborada, repleta de simbolismo e abolição de rimas pobres, além de suaves variações dinâmicas determinadas pela divisão silábica e variações em andamento e altura no fraseado vocal resultando numa canção poderosa, elegante e suave sem ser pedante... Great! Um dos melhores momentos do show...
Após as baladas românticas "Vou Te Levar Comigo" e "Quanto Tempo Demora um Mês", criando aura introspectiva; surge a explosão ensolarada e reggaeira de "Dani", tendo o ska de "Uma Brasileira" (Paralamas do Sucesso) como canção incidental, em um mais um momento especial da apresentação.
O grande sucesso "Escuta" apresenta na execução grande vitalidade, em mais uma inspirada performance do front man Bruno Gouveia, seguida por "Impossível" e "Em Algum Lugar" (digna de menção a decisiva participação da rascante guitarra aliada à bateria cadenciada na conversão ao refrão).
Com andamento suavizado e novos arranjos, "Múmias" apresenta até elementos do hip hop na inspirada interpretação, numa grata surpresa... Backing vocals traduzindo aura soul e esparsos elementos minimalistas nas notas esparsas do teclado tornam a canção moderna, contemporânea e atemporal na versatilidade instrumental. Um dos mais importantes momentos do show!
"Roda Gigante" canção de trabalho do atual trabalho, indicada ao Grammy Latino como melhor canção de 2013, surge especial, com sua suave introdução que ascende vertiginosamente para a cadência do surf rock, com fortes acentos do hard rock e do post punk da exímia bateria cadenciada, firme, urgente... Momento perfeito da apresentação.
"Janaína" com sua malemolência jazz/soul, traduz mais um grande momento de descontração na apresentação. Finalização de grande qualidade estética no belíssimo solo do sax tenor.
"Chove Chuva", regravação para o grande clássico de Jorge Ben Jor, sur
revisitada, com novos arranjos, explorando a sonoridade do soul no reforço de metais e no coral, afinadíssimo nos refrões.
Além destas canções, constaram do set list as canções "Quanto Tempo", "Só Quem Sonha", "Timidez" e "Zé Ninguém", em uma memorável apresentação, que trouxe os grandes sucessos da banda, além de realizar um belo revival de canções que marcaram o rock nacional e apresentar seus novos sucessos em um show onde a tônica foi ditada pela descontração e jovialidade. Perfeito!
|