Novos Rumos à Moderna MPB
Publicada em 16, Apr, 2010 por Marcia Janini
Na noite da última segunda-feira, 12 de abril, o centro de convenções da Hebraica recebeu em coletiva de imprensa jornalistas, críticos e pessoas ligadas à difusão da música nacional para apresentação de seu novo projeto, o “Hebraica para Todos”.
O projeto marca nova fase de atividades da instituição, abrindo-se agora às diversas formas de cultura popular, visando atender a população de forma geral, não se mantendo, como até então, setorizada apenas à divulgação da cultura judaica para esta comunidade.
Assim, instaurando suas atividades, o “Hebraica para Todos” apresentou as diretrizes do sub-projeto “In Concert”, que consiste em uma série de shows onde grandes nomes da MPB realizam a releitura de obras de outros compositores que auxiliaram a escrever as páginas da história da música nacional.
Presentes ao evento, o cantor e compositor Toquinho, o intérprete Paulo Ricardo, o maestro uruguaio León Halegua e Genildo Fonseca, discorrendo sucintamente sobre suas participações no projeto, além do vice-presidente cultural da entidade Bruno José Szlak.
Toquinho inicia sua fala citando a importância da realização das homenagens aos compositores com o acompanhamento de uma orquestra, fato não muito comum neste segmento musical, além de comentar sobre a concessão de espaço para a realização destas atividades pela instituição como um fator positivo na divulgação da música popular.
O cantor Paulo Ricardo comenta sobre sua participação no evento, onde interpretará clássicos da carreira de Cazuza, intérprete que, por meio de sua carreira, passou por variados estilos musicais, indo do rock à MPB e bossa nova. Acredita que a música fique valorizada com a presença da orquestra.
Discorrendo sobre suas atividades no projeto, o maestro León Halegua comenta o quão é enriquecedor que o músico erudito explore também as possibilidades da música popular, relembrando seu primeiro encontro com o cantor Toquinho em Buenos Aires, ainda nos anos 70, fato que o inspirou à ocasião. Admirador da obra do compositor, aprecia o fato de trabalharem juntos.
Genildo Fonseca agradece a diretoria da Hebraica pela oportunidade e lançamento do projeto, demonstrando a importância da iniciativa de abertura da entidade a outras parcelas da sociedade, parabenizando o maestro pela inovação dos arranjos na condução da orquestra.
O vice-presidente da associação Bruno José Szlak agradece e discorre sobre a importância dos patrocínios, sem os quais a proposta tornar-se-ia inviável, na promoção e divulgação da cultura, apresentando também outros pontos que farão parte da programação do “Hebraica para Todos”, como espetáculos de teatro e dança.
Finalizando a reunião, os presentes foram convidados a tomar parte em coquetel, para socialização informal dos assuntos discutidos durante a duração da entrevista coletiva.
|