Skol Beats 2008: apontando o dedo para o público
Publicada em 30, Apr, 2008 por Magiozal
O Skol Beats, um dos mais conhecidos festivais de música eletrônica do Brasil, revelou sua nova forma na coletiva à imprensa dada pelos três principais responsáveis pelo evento (Pablo Fantoni e Bazinho Ferraz, da B/Ferraz e Marcel Marcondes, gerente de marketing da Skol).
O festival, que em sua última edição teve um público de aproximadamente 40 mil pessoas, tenta se reinventar com base nos conceitos oriundos do mais recente fenômeno da internet – a web 2.0 – que traz em seu foco a geração de conteúdo pelo próprio público (flickr, facebook, Orkut e sobretudo youtube são os mais conhecidos expoentes desta tendência).
Diferentemente dos anos anteriores, em que a organização anunciava os nomes das atrações nacionais e internacionais, o local e os horários, desta vez praticamente todos os aspectos principais do festival serão a princípio decididos pelo público, que “construirá” o festival a partir de opiniões, sugestões e críticas que poderão ser escritas nos fóruns do site do Skol Beats - <a href="http://forum.skolbeats.com.br" target="_blank">forum.skolbeats.com.br</a>, que foram abertos no próprio dia da coletiva. Até mesmo a ONG que será beneficiada será escolhida desta forma. O novo logo do festival reflete a mudança, com uma mão apontando para quem o vê. Para organizar e coordenar os debates nos fóruns do Skol Beats, foram escolhidos moderadores que são em sua maioria nomes conhecidos na cena eletrônica e jornalismo pop, como Camilo Rocha, André Barcinski e Lúcio Ribeiro.
O processo de produção com a montagem do festival “just-in-time” da escolha do local à preparação dos palcos (que, diferentemente das edições anteriores, não serão separados por estilo de música) e a seleção das 7 atrações internacionais será fechado dia 17 de agosto. O formato final do festival será anunciado dia 22 de agosto e a data da realização (um dos poucos elementos pré-determinados do festival) será dia 27 de setembro de 2008.
Os organizadores afirmaram na coletiva que terão tempo suficiente para tocar todo o processo de co-criação do festival, que neste aspecto totalmente coleborativo de elaboração será o primeiro no mundo.
Para reforçar a colaboração online, o tradicional método de votação em cédulas de papel será também usado, a partir da seleção dos 14 pré-finalistas internacionais selecionados online. As cédulas e urnas estarão em pontos estratégicos como bares e lojas escolhidos pela produção do evento.
Perguntados sobre se essa delegação quase total de poderes ao público não seria um reflexo de uma eventual crise de identidade, os organizadores responderam que, de fato, trata-se justamente do reverso: em busca de constante atualização e captação de novas tendências, o festival decidiu desta vês ouvir o que o público quer para que a identidade e o formato do festival sejam justamente construídos através das novas formas de interação.
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