Site de música   
Show

Legião Urbana XXX Anos

Dia: 07/11/2015 (Sábado) - Às: 22:30

Compartilhe:


Legiao-Urbana-30-anos.jpg

A Legião Urbana surgiu em 1982 quando Renato Russo juntou- se a Marcelo Bonfá, Eduardo Paraná (Hoje, Kadu Lambach) e Paulo Guimarães (o ‘Paulista’). Ico-Ouro Preto teve passagem pela banda, participando de alguns shows e compondo junto a canção Ainda é Cedo, mas logo sai da banda. Em 1983, Paulista e Paraná saem e Dado Villa-Lobos assume a guitarra.

Herbert Viana e Bi Ribeiro, este último ex-aluno de inglês de Renato em Brasília, integravam a banda Paralamas do Sucesso (que já estava no elenco da EMI-Odeon) e indicaram àquela gravadora a fita demo da nova banda de Brasília.

Depois de a gravação chegar às mãos de executivos da EMI- Odeon, a Legião Urbana foi contratada e lançou seu primeiro álbum, em 1985, emplacando em junho daquele ano as canções Será, Ainda é Cedo e Geração Coca-Cola. A Revista Bizz, leitura obrigatória para os amantes da música daquela época, elegia a Legião como a melhor banda e Renato, o melhor cantor daquele ano.

Renato Rocha, o Negrete entra para a Legião como baixista, pouco antes da gravação do primeiro disco, mas já depois de a banda ter feito os célebres shows no Circo Voador, no Rio de Janeiro, e no Napalm em São Paulo.

A receita que havia dado certo foi aperfeiçoada no álbum seguinte, Dois. Músicas como Tempo Perdido, Índios, Metrópole e Quase Sem Querer se tornam hits nas rádios de todo o Brasil. O maior sucesso foi Eduardo e Mônica, que conta a história de dois jovens que se apaixonam apesar dos estilos diferentes de vida. A Legião Urbana divulgava um conteúdo que qualquer jovem brasileiro dos anos 80 compreendia e se identificava. O álbum é considerado um dos maiores discos de rock nacional da história.

Em dezembro de 1986, uma grande plateia segue a turnê do álbum que vinha fazendo muito sucesso. Já em 1987 sai o terceiro álbum, Que País É Este, estourando o improvável mega- hit Faroeste Caboclo, considerada inicialmente muito grande (nove minutos) para ocupar a faixa radiofônica, o que logo caiu por terra. A música conta a saga do brasileiro João do Santo Cristo, um personagem criado por Renato e que chegou às telonas no ano de 2013, quando a letra foi adaptada para o roteiro do filme homônimo.

Uma nova, grande e lotada turnê nacional aconteceu neste período. Que País é Este, Eu Sei e Angra dos Reis também tocavam bastante nas rádios. Quando uma confusão em uma apresentação, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, interrompeu o show. Um fã exaltado subiu no palco e agarrou Renato Russo que reclamava: Não vim aqui para dar show para animais. A Legião nunca mais fez shows em Brasília e diminuiu consideravelmente sua agenda de shows em todo o país. Em seguida, Renato Rocha deixa a banda.

Mas, a bonança chegou em 1989, com o trio de músicos dedicados ao estúdio, compondo e produzindo. E depois de muita espera chega às lojas As Quatro Estações, álbum que inicia a fase mais madura da Legião. Em Meninos e Meninas, Renato sugere bissexualidade. E numa histórica entrevista à revista Bizz confirmou suas preferências. Nove das onze músicas do álbum tocam no rádio e rapidamente o disco se torna o mais vendido da carreira da banda, com quase dois milhões de cópias apenas no ano de lançamento.

V, lançado em 91, trazia um pouco de reflexão e tristeza descendentes da fase emocionalmente instável de Renato. A turnê que se seguiu teve de ser interrompida. Teatro dos Vampiros e O Mundo Anda Tão Complicado fazem sucesso. Metal Contra As Nuvens é quase progressiva e ocupa onze minutos e meio do disco, a letra inclui palavras raras e referências poéticas refinadas. Já Vento no Litoral foi composta por Renato para o ex-namorado americano Scott, quando ele voltou para sua terra natal após morar com Renato alguns meses no Brasil Em 1992 o disco duplo Música Para Acampamentos foi montado pelo próprio Russo e pela EMI, na intenção de suprir os desejos por novidades musicais da banda. A Canção do Senhor da Guerra, que era uma gravação demo, virou hit. A gravação ao vivo de Fábrica também entrou nos dials brasileiros. E a Legião só entraria em estúdio e lançaria um álbum de inéditas no ano seguinte.

Foi ai que começou a produção de O Descobrimento do Brasil, lançado em 1993 com canções fortes e ao mesmo tempo doces. Renato tinha se internado em uma clínica buscando se livrar de drogas e bebida. Falava de esperança e redenção. Vinte e Nove, Perfeição e Vamos Fazer Um Filme logo tocavam nas rádios, mas a Legião estava precisando respirar. Quando então se sentiram dando um tempo, Renato ocupou a brecha desenvolvendo seus projetos solo.

Só dois discos solo depois (The Stonewall Celebration Concert e Equilibrio Distante) e em 1996 Renato viria a trabalhar novamente em material inédito da Legião Urbana, meio que correndo contra o tempo. Na época não se sabia a razão, visto que Renato não falava publicamente que tinha contraído HIV. Mas naquele ano ele buscava registrar no Estúdio AR, na Barra, e ao lado de Tom Capone, Dado e Bonfá, tudo o que sentia naqueles momentos que já intuía serem finais.

Assim surgiram A Tempestade ou O Livro Dos Dias, lançado um mês antes de sua morte, e Uma Outra Estação, primeiro álbum póstumo, editado em 1997. Os álbuns trazem obras como 1º de Julho, que Renato fez para Cássia Eller quando estava grávida, Dezesseis e A Via Láctea, essas duas também hits radiofônicos. E resgates como Clarisse, que já deveria ter sido lançada antes, mas acabava sempre de fora dos álbuns oficiais. As Flores do Mal e Antes Das Seisviram sucesso.

O ano de 1998 é marcado pelo lançamento da compilação Mais do Mesmo, uma coletânea com os maiores sucessos da banda. Em 1999 chega ao mercado o Acústico MTV, gravado em 1992 para divulgar o disco V. Hoje a Noite Não Tem Luar, cover do Menudo, se torna um grande sucesso.

Depois disso surgiram diversas compilações, tributos, trilhas sonoras e álbuns ao vivo -- como o duplo Como é Que Se Diz Eu Te Amo, gravado no Metropolitan (RJ) em 2001, e As Quatro Estações - Ao Vivo, de 2004.

Renato Russo e a Legião Urbana participaram ativamente de toda a efervescência do rock brasileiro nos anos 80/90, atingindo no alvo os anseios de jovens brasileiros, fossem eles politizados ou não. Tudo o que a Legião dizia fazia sentido imediato.



Espaço das Américas
Rua Tagipurú, 795
Barra Funda - São Paulo - SP - BR
www.espacodasamericas.com.br

Ingressos de R$140,00 a R$230,00
www.ticket360.com.br



[ << Ant ]    [ << Ver mais shows ]    [ Próx >> ]   

Próximos shows
«« Jan 2025 »»
DSTQQSS
1234
567891011
121314151617
1920212223
2728293031

• 01/02 (Sáb) Gessinger
• 02/02 (Dom) Gessinger
• 07/02 (Sex) Ney Matogrosso
• 08/02 (Sáb) CarnaUOL
• 09/02 (Dom) Ney Matogrosso
• 13/02 (Qui) Shakira
• 14/02 (Sex) Fábio Jr.
• 15/02 (Sáb) Fábio Jr.
• 16/02 (Dom) Sting
• 22/02 (Sáb) I Wanna Be Tour 2025  

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2025 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.