Jerry Lee Lewis em São Paulo
Dia: 18/09/2009 (Sexta-feira) - Às: 22:00
|
O músico americano Jerry Lee Lewis, considerado a última lenda viva do rock, faz apresentação única em São Paulo no Credicard Hall, no dia 18 de setembro, às 22h. O show faz parte da turnê de seu último álbum "The Last Man Standing". Aos 73 anos, Jerry Lee Lewis é reconhecido por suas performances explosivas e músicas como "Great balls of fire", "Breathless", "Whole lotta shakin´ goin´ on", "High School Confidential".
Esta será a segunda apresentação no Brasil de um dos pioneiros do rock, que esteve no país em 1993. O repertório é repleto de suas músicas consagradas e agrada as diferentes gerações de fãs do "The Killer", apelido dado por sua voz poderosa e sua técnica ao piano. Além de seus clássicos, o show reunirá outras canções célebres do CD "The Last Man Standing", lançado em 2006. O trabalho foi grande sucesso de público, de crítica e é considerado por muitos como um dos melhores álbuns da extensa carreira de Lewis. Contou ainda com a participação de diversos astros da música, como Mick Jagger, Keith Richards, Ringo Starr, Eric Clapton, B.B. King e Kid Rock.
Durante suas apresentações, Jerry Lee Lewis faz jus a sua fama de o "verdadeiro Rei do Rock". Não é incomum que o músico chute o banquinho do piano para tocar em pé, deslize e bata suas mãos pelas teclas, suba no instrumento e pise nas teclas e até mesmo sente nelas. Uma de suas performances explosivas e memoráveis incluiu atear fogo ao seu piano de cauda no final uma apresentação.
JERRY LEE LEWIS
Jerry Lee Lewis possui uma biografia singular e uma das mais loucas da história do rock. Nascido no dia 29 de setembro de 1935 em Ferriday (Louisiana, EUA), o americano teve apenas uma ou duas aulas de piano. Seu professor o incentivou a procurar um estilo próprio. Jerry começou a buscar no rádio e nas gravações de Hank Williams, Jimmy Rodgers, Al Jolson e outros artistas da música popular americana. Outra grande influência para o músico foi a Haneys Big House - casa de blues em Ferriday -, onde os temas e a batida foram inspiradores para um garoto criado em meio a fortes tradições cristãs.
O novo estilo da Sun Records, o rock ´n´ roll, chamou a atenção de Jerry depois de dois casamentos, uma passagem por uma universidade religiosa (da qual foi expulso por seu estilo inusitado de tocar piano), um episódio desastroso como vendedor de aspiradores de pó. Ele e seu pai, Elmo Lewis, reuniram suas poucas economias para viajarem até Memphis e conseguir uma audição em novembro de 1956 com a gravadora. O proprietário da Sun Records, Sam Phillips, assinou rapidamente com Jerry na esperança de repor Elvis Presley, cujo contrato havia sido vendido para a gravadora RCA. Ainda que sem Elvis Presley, a Sun possui grandes nomes da música como Johnny Cash, Carl Perkins e Rov Orbison.
A estréia do músico ocorreu no programa de TV "The Steve Allen Show" em 28 de julho com uma apresentação estonteante e de grande intensidade. O músico se transformou no principal artista da gravadora em um ano. Em 1957, lançou dois de seus grandes sucessos: "Whole Lotta Shakin Goin On" e "Great Balls of Fire".
O ano seguinte foi marcado pela legendária e catastrófica turnê na Inglaterra. Depois de apenas três apresentações, a notícia de seu casamento com Myra Brown, sua prima de segundo grau de 13 anos, veio à tona e causou o término da turnê. Ao retornar para os EUA, o músico encontrou sua carreira em ruínas e dificuldades de ter suas músicas executadas. Jerry passou a se apresentar ao vivo e não teve nenhum grande sucesso até 1968, quando gravou "Another Place Another Time".
Durante a década de 70, Jerry oscilou entre o rock, blues e o country. Nesse período, o músico continuou emplacando singles como "Whats Made Milwaukee Famous (Has Made a Loser Out of Me)". O público country foi o primeiro a perdoar o casamento de Jerry, mas seu comportamento rocker sempre destacou sua figura em Nashville. A apresentação no American Hot Wax, que recriava a atmosfera dos concertos de rock de anos anteriores, foi o ponto alto em 1978. Em 1986, Jerry Lee Lewis foi incluído no Hall da Fama do Rock ´n´ Roll. Em 1989, foi lançado o filme biográfico "A Fera do Rock" (Great Balls of Fire) que se tornou um grande sucesso. O músico foi interpretado por Dennis Quaid e o filme teve participações de Winona Ryder e Alec Baldwin. Em 2005, recebeu o "Prêmio Pelo Conjunto da Obra" da Record Academy, que também organiza o Grammy Awards.
Em 2006, Jerry lançou "The Last Man Standing", seu primeiro trabalho de estúdio desde 1995. O nome do álbum remete ao próprio músico, pois é o último "sobrevivente" seus contemporâneos musicais, como Elvis Presley, Carl Perkins e Johnny Cash - o "quarteto de um milhão de dólares" e considerados os fundadores do Rock´n´ Roll. Elvis foi o primeiro a morrer, em 1977. Perkins faleceu em 1988 e Cash em 2003. Por isso que Jerry Lee Lewis se considera "o último a ficar em pé". Entre os músicos que colaboraram no CD estão Mick Jagger e Keith Richards, o ex-Beatle Ringo Starr, Eric Clapton e B.B. King. Em 2007, o músico falou sobre sua carreira, como define o Rock ´N´ Roll e demonstrou pela primeira vez sua técnica no piano no DVD "Jerry Lee Lewis - Killer Piano".
Credicard Hall
Av. das Nações Unidas, 17955
São Paulo - SP
www.credicardhall.com.br
Ingressos de R$90,00 a R$400,00
 |
Próximos shows |
• 30/04 (Qua) Helmet
• 30/04 (Qua) Roots Rock estival
• 01/05 (Qui) The Show
• 02/05 (Sex) Bangers Open Air 2025
• 02/05 (Sex) The Driver Era
• 03/05 (Sáb) Bangers Open Air 2025
• 03/05 (Sáb) Ritchie
• 04/05 (Dom) Bangers Open Air 2025
• 04/05 (Dom) Simple Minds
• 08/05 (Qui) Sevdaliza
|