Site de música   
Show

IRA!

Dia: 02/06/2007 (Sábado) - Às: 22:00

Compartilhe:


ira.jpg

Os músicos do Ira! fazem estréia nacional da turnê do novo álbum “Invisível DJ”, dia 02 de junho, no Credicard Hall.

No palco, os roqueiros, Edgard Scandurra (guitarra), Nasi (vocal), Gaspa (baixo) e Andre Jung (bateria), além do músico remanescente do Acústico MTV, Adriano Grineberg (teclados).

No repertório, a banda apresenta as músicas do novo CD, como “Invisível DJ” e “Eu vou tentar”, além dos sucessos “Girassol” e “Flerte Fatal”.

Com 25 anos de carreira e 13 álbuns, o grupo comemora a longa e bem sucedida turnê do Acústico MTV, lançado em 2004, que rendeu disco de platina e DVD de ouro. Nos últimos anos, o grupo não parou sequer por um momento, com shows sold out em todos os cantos do Brasil, e inclusive, nas maiores casas de shows de São Paulo. Exposição e sucesso de crítica na mídia em geral conquistando novos fãs e reconquistando os veteranos.


IRA - INVISÍVEL DJ
Minha nossa! Coloco o novo Cd do Ira! pra rodar e logo de cara os riffs da guitarra de Edgard Scandurra me pegam de assalto. A primeira coisa que vem à cabeça é que nós temos o nosso Jack White, nós temos o nosso Pete Townshend, nós temos nosso Paul Weller. Graças a Deus nós temos um guitarrista como Edgard Scandurra que está à altura de qualquer um dos acima citados.

Uma coisa legal no Ira! é que Nasi e Edgard têm seus laboratórios nem um pouco secretos, mas suas carreiras solo onde aproveitam pra experimentar em várias tendências.

Edgard Scandurra por exemplo com seu projeto Benzina a.k.a. está sempre antenado nas novidades da música eletrônica e do indie pop.

Nasi por sua vez em seus projetos paralelos explora sua veia blueseira, funk/soul e hip hop.

Na hora de entrar em estúdio pra gravar o novo CD do Ira! tava todo mundo afiado e cheios de novas idéias.

Também pudera, depois de uma celebrada excursão do IRA! Acústico, lançado em 2004 e dos já comentados projetos paralelos de Nasi e Edgard era hora do reaparecimento triunfal do Ira! em novo CD.

A música que abre o disco não poderia ser melhor Invisível DJ, perfeita para os dias de hoje, o verdadeiro retrato da nossa realidade em versos contundentes como Ela não percebe como é linda/Mesmo nesse sujo avental/Recolhendo todo o lixo tóxico/No terreno ao lado do hospital

A música é costurada por bases de guitarra estonteantes, piano e uma percussão dando um sabor brasileiro a um rock tão bem estruturado.

Em seguida vem Sem Saber Pra Onde Ir uma deliciosa canção no gênero Sunshine Pop (aquele pop californiano influenciado pela psicodelia), mas ao mesmo tempo ela tem um ar retrô e moderno graças aos efeitos tipo moog sintetizador na introdução e nos refrões.

A terceira faixa do disco Eu Vou Tentar é de autoria de um hitmaker, o cara já compôs uma série de sucessos. O nome dele é Rodrigo Koala, o responsável pelo sucesso do Hateen e de alguns hits do CPM 22.

Essa é aquele tipo de balada arrasa quarteirão bem no estilo IRA! mais uma vez um belíssimo piano e solos rasgantes de guitarra.

Esse disco é uma surpresa atrás da outra, engraçado que a primeira vez que ouvi a faixa Mariana foi Pro Mar pensei que fosse de autoria de Zé Rodrix, do cultuado trio de folk rock brasileiro Sá, Rodrix e Guarabyra. Mas engano meu, a música é autoria do Edgard Scandurra e são três minutos do melhor rock rural.

E a calmaria é quebrada por Não basta o perdão com um levada meio Led Zeppelin, meio David Bowie na fase Ziggy Stardust. Essas referências são aleatórias, pois nem devem ser necessariamente o referencial do Edgard, mas confesso que ele me surpreende a cada arranjo, nesse parece que baixou nele um Mick Ronson (ex guitarrista de David Bowie).

A canção que segue Culto de Amor Edgard fez em parceira com Taciana Barros que outrora fez parte da Gang 90 do saudoso Julio Barroso.

Outro arranjo de piano impecável tocado por Adriano Grineberg, que brilhantemente participa de várias faixas do disco.

Outra música que vai te pegar de assalto é Feito Gente um clássico do rock brasileiro da década de 70, composta por Walter Franco. É genial o fato do Ira! resgatar uma música tão forte em termos de letra, refrão e acima de tudo um hard rock dos mais incríveis. O arranjo do Ira! obedeceu à composição original, mas incrementou com o sintetizador de Adriano e a cozinha perfeita de André Jung na batera e Gaspa no baixo e claro a guitarra de Edgard e a voz cortante de Nasi completam essa releitura pesada e estupenda. Walter Franco vai ficar orgulhoso com os rapazes e se sentir honrado com essa homenagem.

Por falar no Gaspa a música seguinte Tudo de Mim é uma parceria dele com Edgard Scandurra, uma balada meio Smiths/Morrissey.

É incrível que as músicas mais pesadas desse novo CD do Ira! tem algo de hard rock moderno, não sei por que, mas quando ouvi No Universo dos Seus Olhos mais uma vez lembrei-me de Jack White do White Stripes e do Raconteurs. Tem essa coisa hard meio Led Zeppelin, mas ao mesmo tempo é moderno como Raconteurs. É como eu já disse Edgard Scandurra é um cara antenado!

Tem também aquele tipo de parceria bem sucedida como em A Saga feita por Edgard e Arnaldo Antunes, bem o resultado só poderia ser uma das melhores letras do disco encerrando com os versos Treme de medo ou de frio/Pergunta aonde é o Brasil/Procura e não encontra nada, nada.

Por falar em Brasil a penúltima música do disco O Candidato questiona o voto numa letra bem humorada de Edgard.

E encerrando esse discaço Nasi canta os versos em espanhol de La Luna Llena que com certeza agradará nossos hermanos latinos e abrirá mais ainda as portas pro IRA! fora do Brasil, pois uma banda com toda essa competência não pode ficar restrita somente ao público brasileiro.

Invisível DJ é o décimo terceiro CD do Ira!, a melhor banda do rock brasileiro!

Alguma dúvida?

Kid Vinil



Credicard Hall
Av. das Nações Unidas, 17955
São Paulo - SP
www.credicardhall.com.br








[ << Ant ]    [ << Ver mais shows ]    [ Próx >> ]   

Próximos shows
«« Apr 2025 »»
DSTQQSS
123
789
14 161718
2223
272829

• 30/04 (Qua) Helmet
• 30/04 (Qua) Roots Rock estival
• 01/05 (Qui) The Show
• 02/05 (Sex) Bangers Open Air 2025
• 02/05 (Sex) The Driver Era
• 03/05 (Sáb) Bangers Open Air 2025
• 03/05 (Sáb) Ritchie
• 04/05 (Dom) Bangers Open Air 2025
• 04/05 (Dom) Simple Minds
• 08/05 (Qui) Sevdaliza  

 
 
 
 
 
 Busca
 Siga o Musicão nas redes sociais
Facebook Siga-nos no Twitter Siga-nos no Instagram Siga-nos no Tumblr Google Plus Youtube Pinterest
 Últimas Notícias
 Agenda de shows
Criação de Sites
Serviço
Arquivo de notícias
Equipe do Musicão
Release do site
Política de Privacidade
Contato

© 2006-2025 Musicão - Todos os direitos reservados - Proibida cópia de conteúdo parcial ou integral.